Vocês já devem ter percebido pelos pratos que posto no Instagram que eu adoro frutos do mar! Nunca troco um camarão por um filé, amo japonês e não consigo me conter quando começo a comer carangueijo; adoro mesmo!
No último fim de semana recebi meus pais na minha casa para um almoço e resolvi tentar fazer lagosta pela primeira vez. Também fizemos mexilhão (que a minha mãe ama) e camarão ao alho e óleo. Nós que preparamos tudo e os pratos ficaram fantásticos. Postei algumas fotos no instagram e várias pessoas me pediram as receitas, então vou postar aqui. Na verdade é mais um modo de fazer, de tão fácil.
A primeira coisa importante quando estamos preparando frutos do mar é que estejam muito frescos e sejam de boa qualidade. Comprei aqui em Brasília na UEDA, na 408 sul, que é o melhor lugar para comprar peixes e mariscos na cidade. Toda quinta-feira chega carregamento com tudo fresquinho.
Cauda de Lagosta Grelhada:
- Colocar as caudas de lagosta em um tábua e espetar um palito de churrasco pela ponta da cauda em direção à cabeça (como se fosse um espeto); isto irá prevenir que a lagosta enrole quando estiver grelhando. Abrir a casca pela parte de cima (mais dura) com uma tesoura de cozinha, cortando um pouco a carne que está dentro. Você irá ver uma linha preta; arranque e lave a lagosta, pois isto é o intestino dela.
Seque com papel toalha, tempere com sal e pimenta do reino e pincele com manteiga de ervas (derreter a manteiga e acrescentar ervas frescas picadas - alecrim, tomilho, manjericão, salsa, cebolinha e flor de sal). Colocar na grelha da churrasqueira (eu tenho aquela a gás com tampa) ou em uma assadeira e no broiler do forno até dourar, pincelando com a manteiga de ervas de vez em quando. Não precisa esperar dourar muito, senão a carne pode ficar seca. O tempo vai depender de cada forno.
Tirar a lagosta da casca na hora de servir, espremer um pouco de limão siciliano e pincelar com mais manteiga de ervas.
Mexilhão ao vinho branco:
- Antes de preparar o mexilhão é preciso limpar a casca com uma faca pequena, tirando algumas sujeiras que ficam na concha. Esta receita fiz com uma bandeja de mexilhão grandes.
- Aquecer uma panela com 2 colheres de azeite, acrescentar 1/2 cebola picada e 2 dentes de alho amassados com sal. Colocar 2 talos de salsão picado e refogar e 1/2 linguiça portuguesa picada em pedaços pequenos. Colocar 1/2 garrafa de vinho branco e mexer para soltar o alho que ficar grudado na panela. Colocar o mexilhão e mexer com cuidado para não soltar da concha. Tampar a panela e deixar uns 5 minutos em fogo médio para apurar o sabor e cozinhar o mexilhão. Quando estiverem cozidos, acrescentar 2 colheres de manteiga e salsinha/cebolinha picadas. Transferir para uma tigela funda e servir com milho cozido, e depois temperado com manteiga de ervas.
Camarão ao Alho e óleo: Não tem segredo. Comprar camarão rosa com casca, aquecer uma frigideira, refogar alho amassado com sal, fritar os camarões. Finalizar com salsa e cebolinha picadas.
Clericot
Na minha receita de cleticot eu uso (tudo picado): 2 kiwis, 1 maçã verde, 8 morangos grandes, 1 manga média, 3 rodelas grossas de abacaxi, 1 garrafa de água com gás (ou schweppes citrus), 1 colher de açúcar, gelo, completar a jarra com vinho branco ou espumante.
Depois, é só aproveitar e curtir estas delícias!!!
A lagosta |
O mexilhão |
O camarão |
O milho - ainda coloquei na grelha para ficar mais gostoso! |
O Clericot |
Mesa bar no aparador |
Água aromatizada com limão siciliano e hortelã |
Vinho branco + frutos do mar = delícia! |
O potinho laranja é para colocar as cascas do mexilhão |
Fotos: Arquivo Pessoal
Nenhum comentário :
Postar um comentário