O primeiro post do ano veio atrasado, eu sei. Entre viagens, festas de fim de ano, e planejamentos na vida pessoal e empresarial, precisei me afastar um pouquinho deste espaço onde adoro dividir minhas alegrias e desafios. Posso dizer que o ano começou com tudo!! Posso dizer que 2016 foi um ano de crescimento gigantesco para a Bella Fiore, mas não necessariamente de forma organizada. A equipe cresceu, o trabalho aumentou, e terminei o ano ultra cansada, estressada e mau humorada (assumo!). Quanto mais eu crescia, menos tempo eu tinha para cuidar de mim e da minha família, e por vezes me pegava pensando: até onde devo ir? Até onde vale a pena? Como me tornar dona do meu próprio tempo?
Percebi que precisava começar 2017 de forma muito mais profissional, e por isso contratei uma empresa para fazer o nosso planejamento estratégico e definir os pontos que precisamos melhorar, intensificar as forças, ou até abrir mão. Analisar tudo que posso delegar considerando as vantagens e fraquezas da minha equipe, e ao que quero realmente me dedicar.
E isto me traz para o tema do post de hoje.
Com o ano novo, veio também uma nova forma de estabelecer prioridades; algo que estava faltando na minha vida. Tudo era prioridade, tudo era pra ontem, nada podia esperar. Comer com o celular na mão, responder mensagem no meio da brincadeira com o filho, estar cansada demais para dar atenção ao marido, nunca ter tempo para as amigas....Isto virou rotina na minha vida. Sabia que esta não era a forma que queria viver, mas não sabia como agir.
Comecei a focar, colocar a cabeça no lugar, listar todas as atividades da minha empresa, onde queria chegar, e o que era melhor pra mim. Ser uma empresária e tentar manter uma vida saudável (física e mental) requer muita disciplina, e é preciso ter estes momentos de auto reflexão de tempos em tempos para definir o que realmente importa. Para mim esta reflexão sempre me traz para o mesmo lugar: minha FAMÍLIA! A sensação de não me dedicar tempo suficiente para minha família me deixa angustiada. Por outro lado, quando consigo organizar meus dias e minhas semanas de modo que consigo exercer bem todos os meus papéis, a sensação de felicidade e dever cumprido me dá ainda mais força de vontade para continuar. E isso é o que buscamos!
Dentre as inúmeras resoluções pessoais, e as estratégias que pretendo implementar na empresa ao longo dos próximos meses, estabeleci 4 pontos que preciso me obrigar a cumprir.
1. Aprender que o que não posso mudar não deve me afetar. A vida acontece, alguns dias seu filho precisa mais de você, alguns prazos precisam ser estendidos por fatores alheios à sua vontade. Buscar a perfeição é algo cansativo e frustrante, e por mais que me torne boa no que faço, também me traz um grande grau de sofrimento. Delegar o que não sou boa e focar no que só eu posso fazer; este é o meu lema agora.
2. Incluir no meu planejamento semanal horários específicos para trabalho, passear com meu filho, malhar, fazer massagem, saída com o marido, e ir dando vazão àquelas muitas pendências que ficam me atormentando o sono (preciso marcar x, y, z consultas, levar Bernardo no dentista, organizar escritório, etc, etc, etc). A lista não tem fim. Nem a da casa, e nem a do trabalho. Então preciso entender que mesmo que trabalhe 18 horas por dia, ainda assim nunca conseguirei zerar a minha "lista"!
3. Aprender a dizer não. É difícil, muito difícil. Especialmente quando fazemos o que gostamos. Mas é preciso sempre considerar que a cada trabalho que dizemos SIM, estamos automaticamente dizendo Não para outra coisa. Nosso tempo é limitado, e precisa ser focado nas coisas que mais importam. Muitas vezes simplesmente não temos tempo para assumir mais nada, mesmo que seja algo bom, ou mesmo que tenhamos que desagradar alguém. Se tentarmos fazer tudo para todos, quem acaba saindo triste e exausta somos nós.
4. Estabelecer um horário de trabalho. Quem trabalha em casa e é dona do próprio negócio sabe como isso é difícil. É preciso ser realista e saber que um dia ou outro posso sair com meu filho no meio da tarde, mas terei de finalizar o trabalho depois que ele dormir. Mas esta não pode ser a realidade de todos os dias. Colocar no papel traz muita clareza, e por isso tenho organizado minha semana inteira de uma única vez, buscando separar horários para TUDO que importa.
E assim começa mais um ano!
E você, como está seu planejamento para 2017?
Foto: Delicado Amor
Nenhum comentário :
Postar um comentário